terça-feira, 19 de maio de 2015

Superando os Males da Vida.



“... Neste mundo sofrereis tribulações; mas tende fé e coragem! Eu venci o mundo.” (JO 16:33 KJA)
Este é um dos textos que introduz a despedida de Jesus desta Terra! Seu Amor é tão intenso e verdadeiro que Ele Tratou de prevenir os apóstolos quanto a tudo que haveriam de passar nesta vida!
Não há motivos para crer que seria diferente com todos os que de fato seguem a Jesus e entendem sua chamada, que diz: “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me!”.
É muito óbvio, apesar das distorções de muitos, que o convite de Jesus é sacrificial no que diz respeito a uma vida comum, como é a da maioria das pessoas a nossa volta.
Como interpretar de maneira diferente um texto que tem como continuidade um conflito paradoxal, no qual ganhar a vida é perdê-la e perder a vida é ganhá-la? Este texto é autoexplicativo!
No estilo de vida cristã, temos que estar prontos para resistir o dia mal, e com certeza o verdadeiro mal a ser superado é o de enfrentar este mundo e seus desencantos e sofrimentos sem a Esperança correta que vem de Cristo!
Não devemos confundir as tribulações materiais e físicas com a verdadeira perturbação de sofrer por não ter a Cristo, ou ter dúvidas se somos ou não habitação, templo de Deus, a fonte da esperança e do consolo!
Os males da vida vão nos sobrevir de um modo ou de outro, pois somos seres passíveis de angustia. Muitos filósofos entendem que o simples fato de sabermos que vamos morrer nos faz viver com vertigem vitalícia.
Porém, muitos filósofos não entendem que, mesmo sabendo que se vai morrer, pode haver esperança. Ainda que no meio da dor ou da falta, Cristo nos alimenta, e a fé garante-nos que Ele tem cuidado de nós.
Quando Paulo foi chamado por Jesus, Ananias ouviu que Paulo precisaria saber o quanto ele sofreria por amor a Cristo. Nem com Pedro ou qualquer um dos apóstolos foi diferente: segundo a história da igreja, todos morreram de forma brutal ou exilados, como no caso de João. A vida abundante para qual Deus nos chamou não tem garantias de benesses materiais, físicas ou fisiológicas!
A vida abundante prometida pelo Salvador do mundo requer que batalhemos pela dignidade da humanidade e, é claro, a nossa. Isso significa que, apesar de podemos lutar por uma vida melhor e mais tranquila, não devemos esperar que Deus vá garantir outra coisa senão a incomparável abundância de vida, que é viver sabendo que em Cristo somos mais que vencedores e que pela Fé venceremos o Mundo e seus males!
Afinal, desejar de Deus qualquer coisa além da salvação é uma forma esdrúxula de pensar que a salvação é insuficiente, quando o que nos basta é crer contra a esperança!

Que o Senhor nos guie a viver de modo digno da vocação para qual Ele nos chamou, que não menosprezemos a salvação por um prato de lentilhas chamado prosperidade materialista, pregada por homens que corrompem a real mensagem da fé evangélica, que aponta para a salvação e a simplicidade da dignidade humana!

Com amor: Pr Rui Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário