segunda-feira, 7 de maio de 2012

Obras x Frutos; Ativismo x Fé

Qual a diferença entre obras e frutos?

Em algumas passagens Jesus Cristo nos comparou a árvores, utilizando esta comparação vejamos a diferença entre obras e frutos:

Pegando como exemplo a mangueira, percebemos que uma das obras da mangueira, o que ela faz de bem para o meio em que vive, dentre outras coisas, é a sombra. E o seu fruto, o que ela produz de si, é a manga.

A obra pode ser feita para Deus e em nome d'Ele. A sombra é feita em beneficio do ambiente. Mas não precisa ser "de Deus", para fazer. Não somente uma árvore pode fazer sombra. Já o fruto vem de Deus, através do Espírito, fruto do Espírito. Somente aqueles que são de Deus podem produzi-lo. Somente uma mangueira pode dar manga.

Talvez se estiver podada, ou sem folhas, a mangueira não dará sombra. Mas ela não pode deixar de produzir manga, porque é de sua natureza; a não ser que esteja doente ou morta.

Saindo do exemplo específico da mangueira e abrangendo os vegetais... No grupo de plantas, do Reino Plantae, existem as Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. São classificações de plantas segundo suas características. Delas, apenas as Angiospermas produzem frutos. As gimnospermas tem todas as características de uma árvore: raiz, caule, folha, flores e sementes. Mas elas não dão frutos. Uma árvore pode fazer sombra e não dar frutos. Mas uma árvore frutífera nunca deixará de fazer sombra enquanto dá o seu fruto.

Podemos estar em constante atividade, fazendo o bem a muitos em nome de Deus. Mas boas ações muitos podem fazer. A diferença está nos seus frutos, no que você produz de si mesmo. Por eles que seremos conhecidos como filhos de Deus. Temos de nos cuidar para não estarmos exercitando um ativismo religioso. Pela prática do que é justo e verdadeiro é que seremos conhecidos.

“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."
Mateus 7:20-23



Obras, exercemos. Frutos, produzimos.
Não há fé sem obras, mas há obras sem fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário