quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Entrevista - Itaiany Brito

Vivemos dias em que a humanidade tem corrido. Diferente de décadas atrás, no que diz respeito às mulheres, existe um crescimento profissional grandioso. Em um país onde a população feminina corresponde a 51% da total (fonte: Brasil Escola) e um continente onde os países da América Latina registraram em 2013, taxa média de 50% de participação feminina no mercado de trabalho (fonte: UOL Economia), seria possível ser mulher, esposa, mãe e ainda ter um a vida respondendo ao chamado de Deus ? Por isso conversamos com Itaiany Brito ( 27 anos), casada com o Claudio Brito (49 anos), mãe do Patrício Ferreira e da Ester Brito.

1. N’Ativa Missões de Impacto:
Olá, Itaiany! Para começar, gostaríamos de saber como você enxerga a mulher em nossos dias, seja ela cristã ou não, você acha que o papel feminino tem sido bem representado no mercado de trabalho e em suas casas?

Itaiany: A mulher de hoje tem exercido um papel social em equilíbrio com os homens, executando funções similares, quebrando a cada dia os preconceitos de inferioridade intelectual. Já em sua casa, pelo fato de ter que muitas vezes se ausentar, tem gerado consequências na educação dos filhos  e no cuidado com o marido. Acredito que esse padrão de mulher independente, que pode tudo, muitas vezes tem sido a maior causa de famílias desestruturadas. A mulher lutou pelos direitos iguais ao do homem, e até conseguiu , sendo que seu papel diante de Deus tem sido mudado por esse padrão que o mundo tem implantado.  Isso tem nos levado a sermos dois em uma relação conjugal, pois é o meu dinheiro, o meu carro, fui eu quem conquistou. Acredito que como mulheres temos que buscar a sabedoria do alto pra que sendo ou não somente do lar, aprendamos a edificar nossa casa e ser um só corpo com nosso marido, seguindo sempre o que a Bíblia nos diz sobre esposa/esposo e sua responsabilidade para com Deus, o lar e o outro. 


2.  N’Ativa Missões de Impacto:  Sem nenhuma dúvida cremos que seus filhos são os seus maiores presentes, sabemos também que os ama de forma incondicional. Contudo gostaríamos de saber, se possível, qual foi a sensação de ver, olhar nos olhos de suas crianças pela primeira vez? 

Itaiany: A sensação foi de gratidão a Deus pelo dom de gerar outra vida. Experimentei um sentimento de realização e cheia de um amor inexplicável, semelhante ao de Cristo por nós.

3. N’Ativa Missões de Impacto:   Ampliando a pergunta anterior, o que é ser mãe? E como se exerce esse papel?

Itaiany: Ser mãe é amar sem limites e sem diferença; é ser preenchida por sorrisos sinceros todas as manhãs e admirar cada gesto; é assistir cada avanço; é compartilhar cama; é soltar sem largar; é anular a vaidade. Ser mãe é ficar muitas vezes sem dormir e sentir prazer em produzir o próprio alimento do bebê. Ser mãe é ensinar a andar, é ouvir no silencio e sentir o que eles sentem. Ser mãe é buscar apaixonar-se por seu marido todos os dias, na certeza que foram escolhidos por Deus para amarem e guiarem seus filhos. Exercer esse papel nos dias de hoje tem sido muito difícil, pois como diz a palavra - “o mundo jaz no maligno” - mas acredito que se investirmos tempo nos princípios bíblicos, nos quais acreditamos, eles seguirão o caminho certo.

4.  N’Ativa Missões de Impacto:  Na semana santa de 2013 tivemos um grande impacto na praia da Pipa, foi então que chegou a equipe de João Pessoa e para surpresa de muitos veio como parte dela veio uma mulher com dois filhos, um segurando em sua mão (Patrício) e outro em seu ventre (Ester), por favor, nos fale qual a importância você acha que teve para seus filhos, tanto para o Patrício: ver a mãe grávida, em outra cidade, evangelizando com toda intensidade possível. E para a Ester que ainda estava em seu ventre, o que esse momento influenciou na vida deles? 

Itaiany: Aquela viagem foi desafiadora pra nós. Patrício estava doente naquele dia (com febre), e ao chegarmos onde pegaríamos a van para Natal escutei de algumas pessoas que eu não deveria seguir, pois estava com quase seis meses de gravidez e ainda levando outra criança doente. No mínimo pensaram:  ELA É LOUCA! Mas segui viagem, e como em todos os impactos que levei meu filho sempre conversei com ele explicando que estávamos ali por amor de cristo e para amar como Ele. Ali em pipa ele viu muitos jovens bebendo, outros fumando, e também fazendo outras coisas que ele não entendia. Sendo assim, expliquei pra ele que precisávamos falar de DEUS para aqueles jovens. Esse momento influenciou Patrício a querer não somente acompanhar, mas a aprender as artes usadas nos impactos para ganhar aquelas vidas pra DEUS.  A influência na vida de Ester foi gerada no oculto, no plano espiritual que o Senhor tem pra ela. Ali profetizamos e cremos que o Espirito Santo que habitava em nós também já habitava nela. E assim fomos prosseguindo, eu e meu marido, ensinando as nossas crianças o caminho que devem andar, pra que quando forem velhos não se desviem. Provérbios 22:6


5. N’Ativa Missões de Impacto:   Dizem que as mulheres conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo, então é possível ser mãe, esposa, trabalhadora e ainda exercer um chamado missionário fora das quatro paredes da igreja? Como?

Itaiany: Sim, é possível quando toda família tem uma consciência cristã e entende que primeiramente em nossa vida estão as coisas do reino de Deus. Crendo assim, acredito que encontraremos tempo para todas as outras coisas.

6. N’Ativa Missões de Impacto:   “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” Atos 1:8. Você acha que sua Jerusalém é o seu lar? Ou seja, maternidade é um chamado, esses fatores estão interligados ou são coisas separadas a serem conciliadas? 

Itaiany: Sim, Jerusalém é o nosso lar, nossa família. São aqueles que estão por perto. A maternidade é pra mim um dos mais importantes chamados que podemos receber de Deus. É quando Deus envia sobre nós o poder de gerar outro ser. Acredito que Ele espera que sejamos para nossos filhos uma fonte de amor inesgotável, um porto seguro, assim como o Senhor foi e é pra nós. Creio que onde a gloria de Deus está a obra vai se estendendo, e pelos atos e atitudes  conseguimos testemunhar o Seu poder transformador.

7. N’Ativa Missões de Impacto:   O que é ser uma mãe missionária ?

Itaiany: É preferir as coisas do Reino e não às desse mundo, é ensinar aos filhos que se realizar profissionalmente é muito importante e necessário pra sobrevivência aqui, mas certamente o mais importante é realizar o propósito de Deus, pois esse nos traz vida verdadeiramente abundante e salvação! É também lutar pelo seu casamento, pois nossa maior missão está no amor de nossa família. Saber que dois é melhor que um. É até errar, mas buscar arrependimento. Ser mãe missionária é ser mulher, mas vivendo o natural de forma “sobrenatural“. É primeiramente ir pra depois enviar.

8. N’Ativa Missões de Impacto: Como uma mãe missionária, responda: Em que mundo você acha que seus filhos irão crescer e qual a sua esperança para o futuro deles? 


Itaiany: Olha, como sendo uma pessoa que conheço a palavra de Deus, espero que meus filhos permaneçam firmes no Senhor, e que seu caráter seja semelhante ao de Cristo, que crescia em estatura e graça diante dos homens e de DEUS. (Lucas 2:59) 

9. N’Ativa Missões de Impacto: Por favor, deixe um recado primeiro para as mães que estão lendo essa entrevista e um segundo para os nossos leitores de forma geral que sonham em casar e exercer a maternidade/paternidade.

Itaiany: Para as mães quero dizer que nós temos que buscar o valor e o respeito nesta sociedade iníqua, e isso passa por nossa colaboração nas funções sociais, mas o nosso papel na família, projeto do nosso Pai, é um papel de grande graça. Sendo sábias edificaremos um altar em nossas casas e a influencia do mundo será anulada, e daí viveremos o projeto de Deus para nossas vidas. Para as demais pessoas deixo um versículo-chave para alcançarem vitória em suas vidas, Mateus 6:33, que diz: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário