domingo, 18 de outubro de 2015

A verdadeira religião







A verdadeira religião

Então, hoje gostaria de falar sobre religião. Atualmente, não é difícil conhecermos muitas pessoas das mais variadas crenças e religiões. Existem muitas possibilidades, opções, e algumas pessoas pensam em religião como algo que deve servi-las, por isso trocam de religião como se fosse roupa. Mas qual a verdadeira religião, a que realmente prega a Verdade, que leva a Deus e agrada a Ele?
Na carta de Tiago , capítulo 1, vers. 27, o autor, inspirado por Deus, dá uma definição do que seria a verdadeira religião pura e sem mancha:

“A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”

Nesse versículo, Deus nos diz o que é a religião que realmente o agrada: “Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” Entendo que com a primeira parte, o autor está citando um exemplo do que na verdade seria a prática de boas obras, obras que, ao serem vistas, levam outros a glorificarem a Deus (Mt.5.16). Isso mostra a mudança externa, aparente, que o Senhor causa na vida daqueles que são salvos. Não há a posssibilidade de alguém dizer-se salvo por Deus, crente em Jesus Cristo, e permanecer agindo como qualquer outra pessoa que não foi encontrada pelo Senhor. Se alguém diz ter achado a verdadeira religião, mas age da mesma forma que qualquer outra pessoa, então esse alguém está enganando a si mesmo e está vivendo uma farsa, uma religião falsa.
Assim também é em relação à segunda parte: “guardar-se da corrupção do mundo.” A ação de Deus na vida de alguém gera mudança não só exterior, mas principalmente interior. Ao entrar na vida de alguém, o Espírito Santo causa uma transformação profunda e inicia dentro de nós um processo que chamamos de “santificação”. Nesse processo, o que amávamos antes que não agradava a Deus começa a ser cada vez menos atrativo; por outro lado, o que não gostávamos, mas que agrada a Deus, começa a fazer cada vez mais sentido para nós, e começamos a desejá-lo. Isso acontece porque a obra do Espírito em nós é para que nós nos tornemos conformes à imagem do nosso Amado Senhor Jesus Cristo. De fato, a transformação acontece no interior, e o exterior reflete naturalmente essa mudança no coração.
Mais uma vez: se alguém diz ter a religião verdadeira, mas seus desejos, vontades e pensamentos não mudam, não se diferenciam dos de qualquer outra pessoa que não O conhece, então o que esta pessoa está vivendo é uma farsa, qualquer coisa menos a Verdade. 

Então, resumindo a verdadeira religião:

A verdadeira religião bíblica é uma obra no coração, causada pelo Espírito Santo, que cria desejos e pensamentos santos, gerando mudança exterior, com comportamentos que glorificam a Deus, a fim de sermos semelhantes a Cristo;  obra essa que só pode acontecer quando nos achegamos a Deus única e exclusivamente por meio de Cristo e sua obra na cruz.
A vida cristã não é estática, é extremamente dinâmica. Deus transforma a vida do verdadeiro cristão de tal forma que ele não precisa se esforçar pra que as pessoas vejam Deus em si. Seu esforço é em sua busca a Deus, o andar com Deus que o fará agir cada vez mais segundo a Sua vontade; e assim voltamos a ter a imagem e semelhança de Deus, que foi perdida com a corrupção causada pelo pecado.

“Assim, Deus tem pessoas em toda parte, conhecidas pelo fato de odiarem meras formas. Ainda que possam conviver com elas, têm algo dentro de si que é maior que tudo isso.” A vida crucificada - A.W. Tozer

Nesse livro, Tozer fala sobre  uma “religião social”. São pessoas que professam ter a religião verdadeira, porém não se percebe nelas as marcas de transformação de vida citadas acima. Muitos pertencem a essa “religião social”, mas poucos são os que se aventuram nas maravilhosas e insondáveis riquezas do conhecimento do nosso salvador Jesus Cristo. Só o verdadeiro cristão compreende isso.

“Deus tem o seu povo, mas não há muitos nesse povo. Você é um?” A.W.Tozer

Fica a pergunta e reflexão. Que não nos deixemos enganar pelas formas. Podem até ser muito belas, mas são apenas embalagens. O que importa de fato é o que há dentro. Não tema se aventurar na vida de intimidade com Deus. Ela é a única que vale a pena. Não viva a mentira, mas entregue-se à Verdade!

Alan keuce.
--

"Seja alguém de quem o mundo não é digno." Hebreus 11:38 (paráfrase)

Nenhum comentário:

Postar um comentário