quarta-feira, 24 de junho de 2015

#Encontrando com Cristo: Pedro.



            Um poeta chamado Facebook nos diz que: “Pessoas passam por nossa vida, mas só as importantes permanecem.” Enfim não sei se é assim, deve ser algo do tipo. Preciso concordar com essa afirmação. De tempos em tempos conhecemos pessoas, muitas pessoas, algumas simplesmente passam, sorriem, falam um oi e vão embora.Não fazem falta. Outras se mudam, somem, perdemos o contato físico, mas mesmo assim são bem presentes. Alguns encontros não servem de nada. Alguns encontros mudam drasticamente nossas vidas. Assim procedeu a caminhada de Jesus, o Mestre caminhou ao lado de bastante gente, porém algumas viveram mudanças profundas e eternas, sobre alguns desses encontros nós iremos estudar durante as minhas postagens.
            O primeiro encontro que gostaria de discutir é de Jesus com o apóstolo Pedro, o qual tem me feito refletir muito nos últimos 6 meses.
Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! " Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.” (Lucas 5:1-11)

            Nesse momento deparamo-nos com o primeiro encontro do que viria ser uma caminha intensa ao lado daquele que se tornaria seu mestre. Pedro era pescador. Jesus ummarceneiro que manda-o jogar as redes mais fundo. O pescador rebate: “[...] Mestre esforçamo-nos a noite toda e não pegamos nada [...]” Contudo obedece.  Muitos peixes vêm. A rede rasga.  “[...]Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.”

            O que podemos tirar desse primeiro encontro?
1.    Fazer o que os outros nos mandam fazer quando concordamos com a ordem que nos é dada não é obedecer, porém simplesmente concordar;
2.    Pedro era pescador, ele conhecia o mar, a maré, talvez até a temperatura da água e os ciclos dos peixes, sabia o que estava fazendo por isso encontrava-se frustrado com a noite de trabalho;
3.    O apostolo obedece não porque concordou com o que Jesus disse, mas reconheceu a soberania de Cristo, foi contra a sua vontade, o seu cansaço, a fadiga e tantas outras coisas. Ele obedeceu;
4.    Ao encarar a vontade de Jesus Pedro vive um momento milagroso.

A caminhada de Pedro com Jesus foi repleta de momentos hilários, nesse
Primeiro momentonecessitamos entender que para uma caminhada sadia no cristianismo precisamos largar nossas certezas, nossos conhecimentos e domínio que pensamos ter sobre a nossa vida. A vida com Cristo não é de conforto, contudo de confronto. Pedro foi confrontado, pois quando ele achava que sabia o que estava fazendo, Jesus mostra que o caminho não é por aí, ou seja, precisamos viver o confronto do chamado de Cristo e obedecer – ir contra a nossa vontade – não simplesmente seguir regras que já concordamos.

A partir daí Pedro começa a viver uma série de loucuras com Jesus. Ele sabia que não estava seguindo a mais um profeta, um Messias ou um agitador. O pescador tinha obedecido. Viveu o confronto. Foi contra seus conhecimentos e escutou a voz do seu mestre. Isso fez Pedro entender quem era o Cristo, reconhecendo-o como o Filho do Deus vivo. Em um mesmo capítulo de Mateus, Jesus chama-o de rocha, na qual a igreja seria edificada e as portas do Hades não prevaleceria contra essa igreja e mais na frente o marceneiro prediz a sua morte e por amor, o pescador, tenta não aceitar esse fato e Jesus diz a Pedro:

Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. (Mateus 16:23)

Vemos que com Cristo: Pedro foi pedra que edificaria a igreja. Pedra de tropeço. Andou sobre as águas. Acompanhou Jesus no Getsemani. Cortou a orelha do servo do sumo sacerdote. Negou Jesus três vezes.

Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote. Pedro os seguia a distância. Mas, quando acenderam um fogo no meio do pátio e se sentaram ao redor dele, Pedro sentou-se com eles.Uma criada o viu sentado ali à luz do fogo. Olhou fixamente para ele e disse: “Este homem estava com ele”.Mas ele negou: “Mulher, não o conheço”.Pouco depois, um homem o viu e disse: “Você também é um deles”. “Homem, não sou!”, respondeu Pedro.Cerca de uma hora mais tarde, outro afirmou: “Certamente este homem estava com ele, pois é galileu”.Pedro respondeu: “Homem, não sei do que você está falando!” Falava ele ainda, quando o galo cantou. O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”.Saindo dali, chorou amargamente.” (Lucas 22: 54-62)

Mesmo conhecendo Jesus, Pedro o negou. Quando conhecemos  muito bem uma pessoa sabemoso que o seu olhar diz. Jesus só olhou Pedro e ele lembrou-se do que o mestre tinha dito. Saiu dali, se arrependeu e chorou.Creio que esse olhar que Jesus lançou sobre Pedro não foi um olhar de condenação, mas novamente de confronto, agora misturado com amor e misericórdia. Olhar esse que fez Pedro chorar AMARGAMENTE. Contrangido. Confrontou a tal ponto que Pedro ao ser morto “escolheu” ser crucificado de cabeça para baixo, pois não se achava digno de morrer igual seu Senhor.

Aplicando em nós: O mesmo confronto que Jesus trouxe para Pedro, Ele traz para nós todos os dias. Precisamos abrir mão das nossas certezas. Lançar as redes mais fundo, mesmo quando parecer impossível. Necessitamos caminhar com Ele. Andar sobre as águas, ir a lugares onde nossos pés podem falhar. Nosso lugar é no Getsemani com o nosso mestre. Viver com Ele. Morrer por Ele. Quando O negarmos para os nossos pecados precisamos ter o seu olhar cruzando com o nosso trazendo constrangimento e arrependimento. Nosso lugar era a morte na cruz, mas Ele escolheu morrer por nós.Anseio todos os dias encontrar com Cristo como Pedro encontrou, ter uma vida de intimidade com o Mestre e seguir o seu chamado confrontador. Que esse seja nosso desejo.

Na graça e na paz,

LanukNagibson. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário