terça-feira, 14 de julho de 2015

VIDA CRESCENTE COM DEUS


Não é raro ouvirmos nas igrejas, até mesmo de pregadores sérios, que os jovens devem aproveitar o seu tempo, sua disponibilidade e disposição, e entregar ao Senhor. E isso está certo. É verdade: a juventude é o tempo em que a maioria das pessoas está em sua melhor forma física, além de disponibilidade de tempo e menos responsabilidades para prendê-lo, como família para sustentar, emprego fixo, etc. Nessas condições, é muito mais fácil dedicar tudo a Deus; não há o que perder, pode entregá-Lo toda a sua vida.
Porém, há um aspecto em que essa forma de pensar, pura e simples, é incompleta. Quando olho para a bíblia, e penso na questão da fé e espiritualidade, percebo que ela aponta para outro caminho. Inicialmente, sobre a fé, a bíblia diz:

“Andamos por fé, e não por vistas.”  2 Coríntios 5:7

Conforme esse texto, a fé é um estilo de vida, algo constantemente presente em todo o caminhar do Cristão. Sem ela, não podemos agradar a Deus (Hebreus 11.6). A fé GENUÍNA é totalmente essencial para a conversão do indivíduo (Efésios 2.8,9) e TODO o caminhar da vida com Cristo.
Além disso, a bíblia também enfatiza uma questão muito importante: a caminhada cristã NÃO É ESTÁTICA; ela é CRESCENTE! O plano de Deus para os seus filhos é que sejamos perfeitos (isso mesmo, perfeitos!) assim como Ele é perfeito!(Mateus 5.48) Ele deseja que atinjamos a maturidade plena, a homem perfeito, à medida da estatura perfeita de Cristo (Efésios 4.11-13). Para atingirmos essa perfeição, devemos CRESCER, AMADURECER! Nossa fé é provada e fortalecida, nosso conhecimento de Deus se torna mais profundo e experiencial, nosso coração e nossos desejos se tornam cada vez mais semelhantes aos d’Ele. Em todas as dimensões do nosso ser, Deus vai agindo, de modo que se torna cada vez mais visível que somos novas criaturas em Cristo; que “as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17). E são tantas as referências em que Deus nos incentiva a conhece-Lo, e sermos transformados conforme à semelhança d’Ele:
Ø Deixem os rudimentos da doutrina de Cristo e avancem até a perfeição (Hebreus 6.1);
Ø Sejam transformados pela renovação da vossa mente para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.1);
Ø Compreendam perfeitamente a largura, comprimento e profundidade do Amor de Cristo (Efésios 3.18);
Ø Sejam cheios de Toda a Plenitude de Deus (Efésios 3.19);
Ø Andem de modo digno da vocação que foram chamados por Ele (Efésios 4.1)
Ø Sejam homens de quem o mundo não é digno (Hebreus 11.38);
Ø Cresçam na Graça e conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pedro 3.18);
Ø Quem for justo, faça justiça ainda; e quem for santo, santifique-se ainda (Apocalipse 22.11);
Etc.

Diante de tudo isso, como podemos nós pensar que o tempo em que nossa fé é mais atuante é na juventude, e que, pelas responsabilidades da vida adulta, temos uma “desculpa legítima” para não desenvolvermos a nossa salvação, com passos de fé cada vez maiores?! Mas não era isso que deveria acontecer? Alguém que acumula experiências com Deus e fé em Deus não deveria estar com sua fé cada vez mais fortalecida para ter a PLENA CERTEZA de que sua vida pertence a Deus, e que Ele cuida dos seus? Infelizmente não é o que a maioria vive, e hoje em dia, é tão difícil reconhecer genuinamente em alguém esse santo desejo.
Tantos desejam e até oram por avivamento de Deus em suas vidas e nas igrejas; porém não percebem que a base do avivamento é o desejo ardente pela pessoa de Deus e entrega de todas as áreas da sua vida a Ele, sem exceções, sem restrições, mas absolutamente tudo. Chega de divisões entre o que é santo e o que é secular em nossas vidas! Que toda nossa vida seja santificada a Deus em cada aspecto. Como diz A.W. Tozer:

“Para um crente assim, a própria existência é um sacramento, o mundo inteiro, um santuário. Sua vida, em todos os aspectos, será um sacerdócio.”

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos acrescente a Fé Genuína.

Alan keuce.
--

"Seja alguém de quem o mundo não é digno." Hebreus 11:38 (paráfrase)

Nenhum comentário:

Postar um comentário